• A-
  • A+

As muitas faces dos Arcanos

Os arcanos

A evolução das Cartas dos arcanos no tarô ao longo da história é indiscutível. No entanto, não importa quantas mudanças haja, a essência destas cartas permanece a mesma. Elas representam todos os movimentos em nossa jornada espiritual, nossa terra firme ou a projeção da vida com a qual sonhamos. Em um sentido, as Cartas dos arcanos são uma fonte infinita de orientação e inspiração para todos nós. Seja você um especialista ou um iniciante no Tarô, você verá que uma simples carta pode ajudar você a refletir sobre suas relações, seus hábitos, seus pontos de vista e sobre as pessoas ao seu redor.

Os diferentes tipos de cartas dos arcanos

Dentro de um baralho padrão de tarô existem dois tipos de cartas: os arcanos maiores e os arcanos menores. O primeiro é composto por uma série de personagens únicos, enquanto o outro é mais convencional, com os elementos das cartas que você pode usar para jogar jogos como pôquer ou buraco, tais como ternos de Copas (ou corações), Espadas, Paus e Ouros (ou Diamantes) .

Assim, como você pode ver, a diferença entre os dois é óbvia. Você vai precisar dos dois para uma leitura completa. É a combinação dos arcanos maiores e menores que fornece uma nova dimensão à mensagem que as cartas estão tentando lhe enviar.

Um universo em um simples baralho

No total, existem 78 cartas em um baralho de tarô. Destas, 22 são arcanos maiores e 56 são arcanos menores. Entre os arcanos maiores você vai encontrar cartas como O louco, Os amantes, O sol, A imperatriz, O eremita, A estrela e O enforcado.

Se olhar com atenção, não há nenhuma dúvida sobre a relação lógica entre cada carta, embora e isto faz parte da grandeza dos Arcanos, a natureza de uma carta pode ser completamente diferente da de outras. Você tem lugares, como A torre ou algo mais amplo, como O mundo. Você tem também corpos celestes como A lua e O sol. Você tem conceitos e virtudes como Justiça ou Temperança.

E existem ainda personagens definidos como O mago, O imperador ou A sacerdotisa.

Explorando o significado dos arcanos

Assim como você não deve julgar um livro pela capa, é preciso evitar tirar conclusões precipitadas ao ver uma carta sendo tirada de um baralho. É verdade que existem cartas que estão associadas com um determinado significado. Mas existem outros fatores que desempenham um papel em uma leitura do tarô.

Suas experiências e as coisas pelas quais você está passando nunca devem ser deixadas de lado ao se tentar invocar o significado global das cartas. Lembre-se que o objetivo principal é servir como um reflexo de nossas vidas e a projeção da vida que queremos atingir.

Esteja você procurando responder perguntas sobre seu passado, presente ou futuro, o significado de cada arcano está conectado conosco.

Mais sobre os arcanos maiores e menores

Outro ponto a se levar em conta é o equilíbrio entre os arcanos maiores e menores. Eles diferem em aparência, mas há outros aspectos importantes nos quais é necessário fazer a distinção entre um e o outro.

Os arcanos menores focam principalmente nos aspectos diários da vida. Eles abordam mais os detalhes e como enfrentar os problemas, tomando pequenas decisões. Por outro lado, os arcanos maiores nos dão uma visão mais ampla de sua vida. Estas cartas podem revelar possibilidades que nem mesmo tínhamos contemplado e nos avisar sobre um grande perigo.

Dito isso, não há sentido em determinar que arcano é mais importante, uma vez que nossa felicidade está relacionada tanto às coisas grandes quanto às pequenas.

Neste sentido, é fundamental manter algo em mente. Você não deve forçar ou desejar que uma carta saia ou não durante a leitura. Mas sim permitir que as cartas fluam e aceitá-las como elas vierem.

Obviamente, algumas vezes você procura uma leitura com uma pergunta específica ou há algo em sua vida que lhe interessa mais. Não há nenhum problema nisso. Mas quanto melhor você aceitar o resultado, mais claramente você verá as respostas.

Significado invertido

Como você sabe, no tarô nada é aleatório. A direção na qual as cartas saem importa. Assim como a ordem com a qual elas saem é importante para a interpretação das cartas, as direções também são muito relevantes. Não é a mesma coisa ver uma carta na posição vertical do que ver outra de cabeça para baixo.

Normalmente, o significado das cartas invertidas está conectado a aspectos nossos que precisamos trabalhar. Não se trata de apontar o que estamos fazendo de errado, mas sim de encontrar onde podemos melhorar.

Este é o motivo pelo qual você não deve temer uma carta invertida ou vê-la como algo negativo. O fato é que frequentemente uma carta invertida pode nos mostrar áreas ou hábitos nos quais estamos empacados. A ideia é sair deste círculo vicioso e usar nossos esforços para continuar em nossa busca. Este é o caminho mais seguro para nós mesmos.