O que é o Equinócio da primavera?

equinócio da primavera

Existem diversos momentos ao longo do ano que oferecem uma oportunidade para crescimento espiritual e  desenvolvimento. Um exemplo disso seriam os solstícios. Os solstícios de verão e inverno marcam os dias mais longos e mais curtos do ano respectivamente, e são dias em que podemos apreciar os ciclos naturais da Terra, seja quando entramos na escuridão do inverno, ou quando saímos triunfalmente para o outro lado. Embora sendo um pouco diferente, os equinócios nos oferecem uma oportunidade similar e ao abraçar estes momentos, encontramos equilíbrio e harmonia em nossas vidas.

O que são os Equinócios?

Antes de explorar a natureza espiritual dos equinócios, os quais incluem o da primavera e o do outono (também conhecidos como equinócios vernais e outonais, respectivamente), precisamos considerar o que estes dias representam. Em termos simples, os equinócios marcam o momento em que os dias e as noites são iguais.

Vamos abordar como as culturas antigas reconheceram este dia em um momento, mas é digno de nota que muitos calendários, em algum momento, marcaram o equinócio da primavera como sendo o Dia de ano novo. Isso inclui os calendários Assírio, Persa, Iraniano e Hindu. Também vale mencionar que assim como os solstícios, os equinócios mudam dependendo se você está no hemisfério Norte ou Sul. Aqueles localizados no hemisfério Norte passarão pela primavera em março e pelo outono em setembro, enquanto que no hemisfério Sul é o oposto.

Ao contrário dos solstícios, que são opostos polares um do outro (um representa o dia mais longo, enquanto o outro o mais curto), os equinócios são iguais. No entanto, cada um deles representa algo muito diferente. Vamos explorar isso com mais profundidade, começando com o equinócio da primavera.

O equinócio da primavera

O equinócio da primavera pode cair no dia 19, 20, ou 21 de março, mas geralmente ocorre no dia 20, o que é o caso para os anos de 2020, 2021, 2022, e 2023. Como já mencionamos, este dia é dividido igualmente entre o dia e a noite, com cerca de 12 horas de luz solar e 12 horas de escuridão.

No entanto, o equinócio da primavera difere ligeiramente de sua contraparte, na medida em que representa o início da primavera. É o surgimento de dias mais quentes, mais leves e de um clima melhor. Começamos a ver a vida surgindo ao nosso redor com as flores florescendo, passarinhos cantando e animais correndo pelos campos. Deparamo-nos com um lembrete da natureza cíclica de nosso mundo, porque onde o inverno trouxe a escuridão, a morte, e a deterioração, começamos a ver o ciclo recomeçar, como uma fênix que ressurge das cinzas.

A primavera nos leva a estação alegre e comemorativa do verão. Mas assim como um equinócio marca o despontar de uma nova vida, o outro é presságio da escuridão, anunciando os meses frios de inverno.

O equinócio do outono

O equinócio do outono geralmente cai entre os dias 21 e 23 de setembro, embora possa cair também no dia 24. Em 2020 e 2021, o equinócio do outono acontecerá no dia 22 de setembro, enquanto em 2022 e 2023 acontecerá no dia 23 de setembro. Este equinócio, diferente do da primavera não anuncia vida e temperaturas agradáveis, mas sim morte, definhamento, escuridão e frieza.

No entanto, o equinócio do outono não é algo a se temer ou pelo qual ficar triste. Os meses mais escuros podem parecer sombrios na natureza, mas também são uma oportunidade para considerar tudo o que realizamos ao longo do ano. É importante usar estes meses como uma oportunidade para planejar o que você vai realizar quando a primavera chegar. Pense nos seus objetivos, foque naquilo que deseja realizar e comece a tomar medidas para tornar seus sonhos realidade.

Culturas antigas e o equinócio da primavera

A celebração dos equinócios não é algo novo. Na verdade, muitas culturas antigas ao redor de todo o mundo sabiam que estes dias marcavam um momento especial. Sabemos disso por causa de algumas de suas celebrações, mas a evidência real vem de algo mais tangível: seus monumentos.

Se pensarmos no Egito antigo por um momento, só precisamos olhar até a Grande Esfinge ou o complexo do Templo Karnak, ambos foram construídos antes de 2000AEC.  Como alternativa, podemos viajar para Angkor Wat, no Camboja, o qual foi construído em algum momento da primeira metade do século 12. Se a África e a Ásia não forem suficientes, podemos ir até o Forte Chankillo, no Peru (construído por volta de 400AEC) ou até Chichen Itza, no México (construído por volta do século 10EC). Podemos ir ainda até Stonehenge, no Reino Unido, o qual foi construído por volta de 2500AEC.

O que todas essas estruturas têm em comum? Bem, quando o sol nasce no equinócio, ele se alinha perfeitamente com estes monumentos antigos. As culturas que os construíram desejaram honrar e marcar estes dias como sendo especiais. 

Momento para uma limpeza da primavera

A ideia de uma “limpeza da primavera” pode ser associada frequentemente a uma limpeza da casa, mas na verdade está relacionada a uma limpeza espiritual, sobre a qual muitas pessoas se esquecem com frequência. À medida que chegamos ao equinócio da primavera, e começamos a deixar o inverno para trás, estamos frequentemente carregando uma bagagem negativa que acumulamos nos meses mais sombrios. A limpeza da primavera não apenas nos permite descarregar a bagagem emocional e espiritual desnecessária, mas também começar a dar os primeiros passos em direção a uma versão melhor de si mesmo, uma que esteja melhor alinhada com o seu verdadeiro potencial.

O equinócio da primavera é o momento perfeito para a sua limpeza da primavera, uma vez que simboliza o equilíbrio e a harmonia. Luz e escuridão são iguais e você está dando os primeiros passos em um mundo mais brilhante, com a claridade conquistando a escuridão a cada novo dia. À medida que a vida nasce, e as cores brilhantes florescem, foque em usar esses meses mais quentes e leves como uma oportunidade para o seu próprio renascimento espiritual. Preste atenção na pessoa que você deseja se tornar e permita que isso guie você ao longo de um novo caminho. À medida que o equinócio do outono se aproxima, com sorte você será capaz de olhar para trás com admiração para tudo  o que conquistou.

Descubra mais artigos interessantes no blog do Padre: