• A-
  • A+

2020 Ano do Rato

Ano do Rato

Um ciclo foi fechado em 2019 e agora é o começo de um novo, com o Ano do Rato. Assim como  Áries é o primeiro signo do Zodíaco, o Rato é o primeiro animal do horóscopo chinês, o qual é composto por 12 signos, todos eles representados por um animal diferente, o qual representa um papel importante no Budismo. De acordo com a crença popular na China, o Rato é um animal associado com a abundância e a fortuna, devido à sua rápida taxa de reprodução, o que torna 2020 um ano perfeito para aumentar de modo lento ou multiplicar sua riqueza.

Outro traço do Rato é seu poder de persuasão. Alguém nascido sob este signo tem a capacidade de convencer qualquer pessoa, devido ao seu charme natural irresistível. Por outro lado, pessoas do signo de Rato também são conhecidas, na tradição chinesa, por suas especiais habilidades sociais, o que as tornam capazes de se adaptarem a todos os tipos de ambientes e a interagirem com quase todo mundo, não importa se é uma pessoa com visão de vida completamente diferente da delas.

 

Como o Ano do Rato Vai se Desenrolar

Mesmo se não estiver esperando, o Ano do Rato será um ano de grandes mudanças. O início do Ano Novo Chinês, o qual se iniciará em 25 de janeiro, abrirá as portas para muitos eventos novos, que poderão transformar sua vida. Uma mudança de casa ou apartamento é uma grande possibilidade, não apenas na mesma cidade, mas também para o exterior. O importante é não descartar esta opção, uma vez que ela pode levar você a experiências incríveis e pode ajudar você a fechar capítulos difíceis de sua vida.

Tente se lembrar de que o sucesso é elevado durante este ano para todos aqueles projetos pessoais que há muito você esperava ver concretizados. Neste sentido, se começou no ano anterior a investir alguns esforços nesta direção, você certamente verá grandes avanços em 2020. O que quer que você tenha plantado no Ano do Porco, 2019, vai tomar mais forma no Ano do Rato.

Mas não fique muito confiante em ver uma recompensa se você parar de focar seus esforços em dar continuidade a todo o trabalho duro. Porque não há nada pior do que cair na preguiça.

 

Nascido sob o Signo do Rato

Entre as peculiaridades associadas a este Ano Novo Chinês, para além do animal, existem outras coisas a serem consideradas, como o ramo terrestre (o qual este ano será Zi), o Ying Yang (o qual será Yang), o talo celestial (o qual será gēng) e o elemento, o qual a astrologia chinesa divide em 5: madeira, fogo, terra, metal e água. Em 2020 o elemento será o metal.

O elemento metal fornece um senso de estabilidade e confiabilidade. Ratos com o elemento metal também são admirados pela capacidade de transformarem uma situação de falta de sorte em oportunidades. Eles são especialistas em sempre olharem para o lado bom da vida.

Mas a grande pergunta é, caso você não seja especialista em astrologia chinesa, ou seja, novo neste conceito: quem pertence ao Signo do Rato? Bem, depende do ano em que você nasceu. O Zodíaco Chinês é dividido em 12 signos animais que se revezam em um período de 12 anos para espalhar sua influência espiritual e proporcionar aos recém-nascidos os seus traços.

O ciclo começa a cada 12 anos com o Ano do Rato e é seguido pelo Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cachorro e, finalmente, o Porco. E essa sequência se repetirá indefinidamente.

Assim, se levar isso em consideração, verá que os outros anos regidos pelo Rato são: 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, e 2008.

 

Mais sobre o signo do Rato

Uma vez que o Ano Novo Chinês de 2020 será todo sobre o Rato é conveniente nos aprofundarmos um pouco sobre a personalidade daqueles nascidos em um Ano do Rato. Para começar, eles realmente sabem como causar uma boa impressão e como serem queridos. Eles têm um magnetismo muito forte que, se colocado a favor de uma boa causa, pode ajudá-los a alcançar muitas coisas importantes.

São muito cautelosos com o dinheiro, por vezes, ao extremo. No entanto, têm uma fraqueza por colecionarem objetos inúteis que os fazem gastar dinheiro de modo desnecessário, ao invés de gastarem em necessidades mais básicas.

Homens nascidos em um ano do Rato têm um forte senso de adaptação. Não importa a circunstância, eles tornam o ambiente deles. Eles são cheios de recursos e ideias para se fazerem notados ou para superarem quaisquer dificuldades.   
    
Mulheres nascidas em um ano do Rato são extremamente responsáveis e metódicas. A organização é a arma secreta delas para resolverem qualquer problema sem a ajuda de ninguém. Elas sabem que uma mente organizada, capaz de abranger qualquer cenário e de elaborar um plano estruturado é melhor do que uma mente repleta de caos e que deixa tudo para o improviso.

 

Quanto à compatibilidade

Os Signos mais compatíveis com o Rato são: Boi, Dragão e Macaco. Nas pessoas do signo de Boi o Rato encontrará um aliado para o trabalho e para a vida. No Dragão, por outro lado, encontrará o complemento perfeito para o sucesso, uma vez que compartilham objetivos e se entendem perfeitamente. No caso do Macaco, eles encontrarão uma ótima e duradoura companhia com quem poderão compartilhar a existência.

Algo completamente diferente acontece com Cavalo, Carneiro e Coelho, os quais são os signos menos compatíveis com o Rato. Cavalos e Ratos brigam muito, principalmente por causa de expectativas. Carneiros estão mais obcecados em tirar vantagem das realizações do Rato do que em tentar se conectar espiritualmente com eles. Por fim, Rato e Coelho são como óleo e água. O Coelho vai eclipsar o Rato, enquanto o Rato permanecerá lá sem nem mesmo abrir a boca.  

O que a lenda diz

Se olhar para os animais do Zodíaco Chinês perceberá que há uma ausência importante. Há uma interessante e divertida explicação para isso, na qual o Rato está envolvido.

De acordo com um antigo mito, o Imperador Jade organizou uma corrida para determinar a posição de cada animal no zodíaco, dependendo da ordem com a qual eles chegassem para parabenizá-lo em seu aniversário. Antes de começar, o Gato achou que seria uma boa ideia tirar uma sonequinha. Assim, ele pediu ao rato que o acordasse. Mas o rato estava tão nervoso que partiu sem o Gato, esquecendo-se completamente de que este estava dormindo.  

Aparentemente o Rato estava tão interessado em ser o primeiro, que acabou enganando o boi para cruzar o rio em cima dele e, uma vez que chegaram do outro lado, o rato pulou rapidamente para terminar a corrida na primeira posição.

E embora o rato tivesse terminado a corrida em uma posição muito mais para trás sem a ajuda do boi, que deveria ter vencido, este preferiu não fazer uma cena e ficou satisfeito com a segunda posição.

Um a um os outros animais chegaram. De repente, o pobre Gato acordou e percebeu que os outros haviam partido há muito tempo. Ele correu para ver se podia alcançá-los, mas todas as suas chances estavam perdidas. Quando ele finalmente chegou para ver o Imperador Jade, era tarde demais. Todas as 12 posições do Zodíaco Chinês estavam tomadas.

E desde então o Gato e o Rato são considerados inimigos.